Aquele terrível peso da responsabilidade

s. f. 1. "Qualidade de responsável".
Assumir consequencias, riscos, preocupar-se com seus atos, agir de maneira ética. As vezes penso que responsabilidade esta mais para defeito. Aquele defeito que faz você não dormir a noite antes de tomar uma decisão. Ou que o faz responsável até pelo que não deveria ser sua responsabilidade, mas você assume porque é o que pessoas responsáveis fazem.
É também o que alguns criticam e justificam a ausência com os mais variados clichês "viver cada dia como se fosse o último", "não pense, faça".
Em defesa da responsabilidade, estão as muitas vezes previsíveis consequencias destes clichês. Se você realmente viver cada dia como se fosse o ultimo, quais as chances de terminar este dia?
O problema é que, a partir do momento em que se torna responsável, as pessoas não esperam menos de você, só mais. Você é responsabilizado por todas estas espectativas.
2. "Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros."



Se ser responsável é uma escolha, todos os responsáveis já devem ter se arrependido desta escolha um dia. Mas eu não me responsabilizo por esta afirmação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário